segunda-feira, 23 de março de 2020

Pokémon Sword - análise e história



A cerca de um mês comecei a jogar Pokémon Sword no Nintendo Switch. Por mais que os fãs de longa data da franquia estejam bravos com o jogo eu não deixei de estar empolgado, pois é meu primeiro Pokémon além do GO, então eu não liguei muito para seus defeitos em comparação aos anteriores.

A premissa do jogo inicialmente é a mesma de sempre, você chega na idade de se tornar um(a) treinador(a) pokemon e sai para o mundo com sua mochila. Logo na saída de casa você se encontra com seu melhor amigo Hop e futuramente seu maior rival. Ambos dirigem-se para a estação da cidade onde o atual campeão Leon, que também é irmão de Hop, chega na cidade acompanhado de seu Charizard. Nesse momento é Leon que lhe dá seu primeiro pokemon dentre Grookey, Scorbunny e Sobble.


A partir de então Hop começa a te desafiar para batalhas a cada encontro para tentar provar ser o melhor.

Após adquirirem seus primeiros pokemon ocorre uma fuga de Wooloo, as ovelhinhas do jogo, o que leva vocês à uma busca na mata próxima à cidade onde vocês tem seu primeiro encontro com o lendário da capa, Zacian ou Zamazenta para o Shield.


Depois deste encontro místico a verdadeira jornada começa com lutas em ginásio, capturas e conversas frequentes com a Professora Sonia, que está tentando entender quem é o pokemon místico da floresta e se este possui relação com o fenômeno Dinamax.

Dinamax


Reza a lenda na região de Galar de que muito tempo a trás houve um dia chamado de "Dia mais escuro", onde pokemon de toda a região começaram a ficar gigantes e houve o aparecimento de um terrível pokemon alienígena chamado Eternatus, o qual fora derrotado por dois heróis utilizando uma espada e um escudo.

Acontece que na região ainda há ocorrências desse fenômeno mas de formas menores, e esses são aproveitados nas batalhas de ginásio, onde seus líderes (e você) aproveitam para aumentar seus pokemon e dar um showzinho a mais para o público. Ainda, pokemon em suas formas Dinamax podem ser encontrados por toda área selvagem e batalhados em uma espécie de Raid, como as do pokemon GO, para então tentar capturá-los.

A Área Selvagem


Esse é o lugar onde você vai passar a maior parte do tempo, aqui o espaço é aberto e com climas diferentes a cada 24h. Nesse espaço, pela primeira vez na série, os pokemon são visíveis, os mais comuns andam na grama alta enquanto os mais evoluídos e fortes estão fora para que você consiga evitá-los num primeiro momento.

Um pouco de Spoiler


Seguindo sua jornada para se tornar o campeão de Galar, você enfrenta diversos rivais em seus ginásios, inicialmente eu os achava bem legais e gentis, mas não são bem assim, muitos deles só querem te ver humilhado. O que me admirou foi o líder do ginásio de escuridão, um jovem pobre, da periferia de uma cidade pobre e líder da equipe Yell, ele é o único rival justo, é contra forçar os pokemon ao dinamax e mostra-se a melhor pessoa para você ter como amigo.

Próximo ao fim de sua jornada você descobre um esquema de corrupção dentro da Liga, na verdade o organizador do torneio tem como "plano secreto" recriar o dia mais escuro apenas por diversão e adivinhem, ele conseguiu. Agora cabe a você enfrentar e derrotar tal ameça, pois nenhum outro líder, nem mesmo o campeão conseguiu. Para isso você recebe ajuda de Zacian mas o mesmo vai em bora assim que você captura Eternatus.


Post Game


Após os eventos principais todos os pokemon da zona selvagem sobem para o nv 60 e além disso ainda há uma parcela de história.

Após a derrota de Eternatus e a vitória da liga pokemon, você e Hop se dirigem à primeira floresta onde está localizado um altar em homenagem aos heróis para que possam agradecer aos lobos pela ajuda na batalha. É nesse momento que são introduzidos mais dois personagens, Sordward e Shielberd.

Esses novos sujeitos são duas celebridades arrogantes e narcisistas, que se dizem mestres dos lobos por direito. O objetivo deles é causar o máximo de caos possível por Galar, utilizando o fenômeno Dinamax, para forçar o aparecimento de Zacian e Zamazenta e então capturá-los para usar seus poderes e colocarem a monarquia de volta no controle de Galar. Novamente você é quem acaba com esse plano, afinal você foi escolhido por Zacian como digno de comandá-lo.

Ao derrotar a dupla e capturar Zacian, você fica livre para fazer qualquer outra atividade remanescente como batalhar na torre de batalha, completar a pokedex de 400 pokemon, batalhar em reides e caçar shines.


Poderosos mas nem tanto


Agora que você tem Zacian (ou Zamazenta) está poderoso o suficiente para tudo, mas não se anime porque tem gente muito melhor on-line. Acontece que muitos pokemon, principalmente lendários de jogos anteriores, não são capturáveis no próprio jogo, só tem aqueles jogadores que os capturaram em jogos anteriores e transferiram para este, o que dá uma vantagem injusta em batalhas on-line. Você irá cansar de ver Mewtwo, Kyurem, Zeraora, Solgaleo e não poder pegá-los. Mas fazer o que né, essa mecânica de transferência não é nova e não é minha reclamação que vai mudá-la.


Até a próxima!



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