terça-feira, 24 de março de 2020

Gravity Rush - a obra que ninguém jogou


Gravity Rush é um jogo inicialmente exclusivo para o PSVita, posteriormente lançado para PS4 em uma edição remasterizada.

No jogo você vive na pele de Kat, uma garota que caiu do céu, ao pé de uma macieira, e que não lembra quem é. Junto dela é apresentada uma gata que tem forma de uma galáxia liquida e que aparente dá a Kat o poder de controlar sua própria gravidade. Com isso Kat consegue flutuar, voar, andar nas paredes e onde mais ela quiser.

O mundo onde tudo ocorre fica literalmente em um grande pilar no meio do nada, onde as cidades são construídas presas neste pilar. O tempo também passa diferente nesse universo pois quanto mais em cima, mais rápido ele passará do que em baixo do mesmo pilar.

Ao conhecer a cidade dividida em quatro distritos, Kat descobre que está ocorrendo uma batalha sem fim contra os Nevi, criaturas de energia negra saídas da tempestade gravitacional que circunda a base do pilar, as quais você deve enfrentar com tudo o que Kat tem para dar, como combate corpo a corpo, chutes gravitacionais e poderes telecinéticos.

Durante alguns momentos do jogo, Kat tem sonhos em que ela estaria em um palácio no topo do pilar, vestindo roupas de realeza. Essas visões são o maior mistério do jogo.

Hekseville



A cidade onde tudo ocorre tem um charme espetacular. Ela é dividida em quatro distritos com uma arquitetura inglesa antiquada, sendo esses uma área residencial e suburbana, uma área de lazer com parque de diversões, cassinos e um colégio interno, uma zona industrial e um grande centro com torres altíssimas, estações de trem "subterrâneas" e carros voadores. A trilha sonora de cada região ajuda ainda mais a entrar no clima, com músicas instrumentais acompanhando o ritmo da cidade.

Gravity Rush 2



Alguns anos após o primeiro jogo recebemos uma sequência que usou simplesmente tudo o que deu certo no primeiro e adicionou muitas outras coisas ótimas. Como dois novos modo gravitacionais, gravidade lunar e de júpiter, onde Kat fica mais leve rápida na primeira e mais forte, pesada e lenta na segunda forma. O problema básico aqui ainda são os Nevi, mas agora junto com terroristas e outas pessoas com poderes e metidas a super-heróis da cidade. Falando em cidade, agora ela é uma só e apresentada de forma vertical, o que faz muito sentido levando em consideração a crítica implícita no game.

Castas

Os distritos da cidade do segundo jogo representam classes sociais muito demarcadas. O mais em baixo, quase encostando na tempestade é formado por barracos e favelas, onde vivem cidadão pobres e trabalhadores que trabalham para manter a cidade no ar. Acima está a área turística e econômica, com pessoas de médio padrão e arquitetura lembrando Cuba. Muito acima está a área residencial da nata da sociedade, onde cada mansão tem uma ilha só para ela. Por fim, mais ao topo, encontra-se o templo político-religioso de toda a sociedade, protegido fortemente pelos militares. 

Conteúdos Extras

Infelizmente o jogo vendeu apenas cem mil unidades, o que é muito pouco comparado ao amor que o mesmo recebeu. Tivemos dois episódios em animação para ligar um jogo ao outro, DLCs gratuitas e muito fan service, como roupas alternativas adoradas por japoneses e até trajes de outros jogos como o vestido da 2B.


Ainda contamos com uma especie de esconde-esconde online onde um jogador compartilhava uma foto de um baú enquanto os outros tentavam encontrá-lo. Estes continham roupas e móveis para acasa da pobre Kat, localizada em um cano de esgoto.

O serviço on-line foi encerrado em 2017 devido a falta de jogadores.

Este é um tipo de jogo que é lançado muito raramente e por conta da falta de apreciação por parte dos jogadores, não sai nunca mais.

Até logo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário